sexta-feira, 31 de julho de 2009

Como acender seu charuto.

Mais uma dica importante para os iniciantes na arte de apreciação do charuto: o ritual para acender, que requer um pouco mais de técnica.

Para acender você pode usar fósforo, isqueiro, maçarico ou lâmina de cedro.

Se for usar fósforos, são recomendados os mais longos, pois a queima lenta facilita o acendimento. Se a opção for um fósforo comum, lembre-se de deixá-lo queimar por um instante até eliminar todo o enxofre.

Existem vários tipos de isqueiros no mercado, do mais simples ao mais sofisticados. Todos são indicados pois utilizam gás natural, que não influencia no gosto do charuto.

O maçarico é um dos métodos preferidos pelos apreciadores, pois pode ser recarregado com fluído e mantém a chama mesmo em locais abertos, com vento.

A folha de cedro que vem na embalagem de alumínio do charuto, para conservá-lo, deve ser cortada em tiras. Acenda com um fósforo ou isqueiro e aproxime do charuto.

Para acender o charuto deve-se segurá-lo horizontalmente em relação a chama, sem colocá-lo na boca. Deve ser queimado primeiro nas laterais ao redor da ponta e na sequência a ponta, sempre rodando o charuto entre os dedos. Para saber se foi acesso de forma homogênea basta soprar a ponta e observar a brasa.

A seguir leve o charuto a boca, trague suavemente pela primeira vez e boa degustação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário